quarta-feira, 29 de abril de 2009

Fast food?? Com baratas, por favor!



É incrível o que nos forçamos a comer na vida de universitário/estagiário. Perto do meu trabalho só encontro aquelas lanchonetes macabras com variedades fixas e iguais, pastél, croissant, refresco... Geralmente quem te atende é um chinês cheio de sotaque que repete as informações todas as vezes que você resmunga um QUE??!! Você fica se perguntando se eles são todos da mesma família? Se eles fazem parte de algum tipo de máfia do pastél? Ou se aqui é permitido que os chineses se envolvam em algo mais do que lanchonetes e caldos de cana? É engraçado como eles conseguem manter traços da cultura e da língua apesar do cotidiano em português. Mais engraçado ainda é ouvir alguns dos brasileiros que trabalham nessas lanchonetes começarem a se comunicar em chinês. É notável que justo num país que tem de tudo um pouco, onde as pessoas facilmente absorvem culturas alheias, onde o patriotismo é uma linda utopia de poucos, as pessoas de fora não deixem de manter os costumes. Em que país desenvolvido do mundo um apresentador tão "popular" quanto o Faustão apresentaria seu programa semanal na principal emissora do país com uma camiseta chinfrim(que deve ter custado os olhos da cara) escrito GREAT BRITAIN ao lado de uma mega bandeira da Inglaterra???Terrível? Aposto que deram mais moral para ele assim do que se usasse uma blusa brasileira. Infelizmente os brasileiros só se orgulham do próprio país quando vão para fora dele. Ou em época de Copa, claro, já que só assim vemos NOSSOS jogadores jogando para o NOSSO time. Bom, esse papo é longo e não foi isso que me incomodou(dessa vez). Como estava dizendo, a rotina apertada e mal remunerada dos trabalhadores em geral, falo em nome dos estagiários mas reconheço o contexto, nos força, muitas vezes a comer na rua. A ideologia capitalista e americanizada onde "time is money" se proliferou resultando em tantos fast food e self service.
O caso é que eu tinha uns 15 minutos para comer, e meu estômago já começara a digerir meus outros orgãos além de si próprio, e resolvi sucumbir as minhas possibilidades. Entrei numa lanchonete, que não era de chinês, ou pelo menos nenhum trabalhava lá. As opções eram as de sempre, assim que cheguei fui atingida pela visão de fotos modificadas mostrando comidas douradinhas e apetitosas. A foto do pastél dava água na boca, sequinho, clarinho, na cestinha, tão sedutor. Quando olhei para a bancada só tinha gordura e nenhum dos pastéis era se quer remotamente parecido com aquele outro. Isso devia ser crime! Gerar expectativas frustradas! Propaganda enganosa! Meu estômago bem que acreditou! Desisti do pastél e pedi um croissant de queijo. Dos males o melhor... adoro queijo. Nem estava muito gordurento não, estava até bem apanhado, apesar da cara nada gentil com que a moça do caixa me olhou. Enfim, estava com muita fome e muito pouco tempo para ser exigente. Pedi uns 6 saquinhos de ketchup na tentativa de melhorar o gosto. Não tinha ketcup. Fui na cara e na coragem e dei uma mordida mais ou menos quando um pombo passou pela minha perna e ficou andando naquele pequeno estabelecimento. Não sei porque, mas me surpreendi ao constatar a naturalidade com que os funcionários viram o pobre pombo infecto-contagioso e deixaram pra lá. Acabei me convencendo de que seria pior se eles tentassem espantá--lo e ele voasse para cima de mim, então parei de prestar atenção no pombo e prestei atenção no gosto doce que eu estava sentindo. Não era de queijo? Algo suspeito... Não estava tão ruím porque eu gosto de misturar sal e doce(tem limites), mas é fato que não devia ter sido assim. Quando eu já estava terminando o meu refresco vi a moça nada simpática dar um sorriso. Ela estava cumprimentando o outro funcionário que saia da cozinha. Toquinha no cabelo, roupa branca, sorriso no rosto... e um olho vermelho suspeito... Tá bom! Constatei que não valia a pena esperar que nada MAIS acontecesse, e meus 15 minutos já estavam no fim. Amanhã começa minha missão de encontrar um lugar melhor! Acho que não vai ser tão difícil... será??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores